Cursos de Estética Online e Presenciais: Prós e Contras

Tempo de leitura: 5 minutos

Cursos de Estética Online e Presenciais: Prós e Contras

 

Nos dias atuais, nós, profissionais do ramo de estética temos acesso à cursos como nunca tivemos, seja pela pulverização de escolas profissionais e cursos presenciais ou pela exponencial criação de cursos em sites e plataformas onlines, muitos na palma das nossas mãos, nos celulares.

Mas se há mais possibilidades de acessos, quais escolher? Cursos Online ou Presenciais?

Todo mundo sabe que sou um grande fã de eventos presenciais e acredito muito no poder das conexões que um tipo de evento como este é capaz de gerar, por outro lado é impossível desprezar os benefícios que a Internet tem trazido nos últimos anos, tanto que neste ano lancei o meu curso online “Como Atrair Clientes na Estética” que vem fazendo muito sucesso no meio.

Essas duas modalidades (cursos online e presenciais) possuem prós e contras e neste texto vou fazer algumas comparações.

Então vamos lá…

Cursos Online x Cursos Presenciais

cursos-online-de-estetica

Avaliação

Cursos online levam vantagem quanto à avaliação. Mantêm as provas também online. Você pode fazê-las de casa ou do trabalho, com consulta ao material fornecido e maior liberdade de agendamento e tempo de realização da prova.

Salvo em caso de cursos inscritos no MEC – Ministério da Educação, a instituição exige que as provas sejam presenciais.

As provas em cursos presenciais são presenciais, fato. Não há muitas vantagens em se fazer uma prova presencial. Alguns cursos permitem o agendamento, mas sem muita flexibilização.

Horários

Cursos onlines têm horários flexíveis, mas demandam disciplina. Alguns oferecem videoconferências, o que sugere um horário estabelecido para o acompanhamento ao vivo. Porém, a maioria disponibiliza os mesmos vídeos gravados, para serem assistidos depois.

O conteúdo também é fixo, pode ser visto e revisto com total flexibilidade do aluno. Isso é uma grande vantagem.

Mas disciplina do estudante deve ser levada em conta nessa modalidade. É fácil de se imaginar que um aluno sem planejamento ou organização diária, irá se perder em aulas e tarefas acumuladas. Essa, aliás, é um das principais causas de desistência, muitas vezes mesmo depois do curso estar completamente pago.

Cursos presenciais tem horários fixos, o que lhe pedem disposição à compromissos. Você irá precisar de disciplina aqui também, para não perder as aulas. Mas normalmente estamos mais disciplinados, culturalmente, a agendar compromissos presenciais que estão previamente conciliados com nossa agenda pessoal.

Custos

Os custos são relativos, porém podemos generalizar que Cursos Online são mais econômicos do que Cursos Presenciais. Para o canal ou instituição que está ofertando o curso, e consequentemente no custo final ao aluno.

Mas não se iluda: diversos cursos online oferecem conteúdo exclusivos, assinados por profissionais com notório saber. A fama do tutor ou do site, somada à essa exclusividade, pode gerar preços mais altos, avaliados como investimento à qualidade do curso.

Em relação a custos complementares, Cursos Onlines exigem apenas que o aluno tenha um dispositivo com acesso à internet (computador, tablet ou até mesmo celular). Normalmente, essa estrutura já pertence aos ativos do aluno, já foram comprados e contratados em outras oportunidades, para outras atividades.

Além da mensalidade, cursos Presenciais despendem ainda transporte e alimentação por parte do aluno.

Experiência

Em uma análise mais subjetiva, é possível encontrar outros prós e contras dos Cursos Onlines e Presenciais. Um deles é a experiência proporcionada em ambos.

Cursos Presenciais têm vantagem quanto à vivência do aluno. Aulas com a presença de outros estudantes torna a dinâmica do aprendizado mais suscetível a trocas de conhecimento que vão além da dialógica professor – aluno, também beneficiada nessa modalidade

Ok. Cursos Online também oferecem experiências ótimas e formas de se manter contatos e aprofundar trocas com outros alunos, independente da presença. É normal que alunos de um mesmo curso online se adicionem em redes sociais. Há Cursos (como é o meu caso) que oferecem complementarmente um grupo fechado no Facebook , Whataspp, etc, para suporte e interação dos alunos.

Mas o contato presencial com outros seres em formação, certamente é mais fluida e evidente do que a digital.

E o que decidir?

Existem vantagens e desvantagens bastante notáveis em Cursos Online e Presenciais, como vimos.

 

Então…

Matematicamente essas duas modalidades de curso, Online e Presencial, são opostas. Claramente, correspondem a públicos diferentes, correto?

Sim, e é você e seu perfil de aluno que devem falar mais alto na decisão. É você quem saberá pesar e medir quanto “flexibilidade”, “disciplina” e “experiência” valem na hora de realizar um curso, cabendo no seu bolso.

Na minha sincera opinião não existe melhor ou pior desde que o conteúdo a ser explorado seja relevante e que realmente cumpra o que for proposto.

Tenho feedback incríveis dos meus alunos do Curso OnLine “Como Atrair Clientes na Estética” e tenho, também, depoimentos maravilhosos dos meus alunos dos Cursos Presenciais que faço.

A minha dica?

Faça AMBOS! Não vejo melhor combinação do que um curso online complementado por um curso presencial e vice e versa.

Afinal de contas, nada substitui a flexibilidade de fazer um curso online e por outro lado nada substitui o poder das conexões presenciais.

Mas eu adoraria saber a sua opinião sobre o assunto, deixe nos comentários que eu vou adorar ler o que você acha.

 

1 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *